sábado, 28 de julho de 2012

Theatro Municipal de São Paulo: pitadinha de Europa em plena Sampa!

Theatro Municipal de São Paulo
Autor: Destino: Sampa
Bem ali, no cruzamento do Viaduto do Chá com a R. Cel. Xavier de Toledo, encontra-se o belíssimo Theatro Municipal de São Paulo, lindo edifício eclético com toque renascentista construído pelo Escritório Ramos de Azevedo, com assinaturas dos arquitetos Domiziano Rossi e Claudio Rossi, além do próprio prof. Ramos de Azevedo.

Inspirado na Ópera de Paris, o teatro foi construído a partir do ano de 1903, com o objetivo de colocar a crescente São Paulo no roteiro das grandes atrações internacionais do início do séc. XX. Desde sua inauguração, em 12 de setembro de 1911 – testemunhada por cerca de 20 mil pessoas que se aglomeraram nas ruas e praças –, por ali passaram grandes nomes da arte mundial: Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arrau, Arthur Rubinstein, Ana Pavlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Ella Fitzgerald e muitos outros.

Construído com requinte nos mínimos detalhes, passear pelo seu interior leva-nos a uma viagem ao passado, enquanto observamos cada obra de arte, cada detalhe da decoração, cada ambiente que funciona como um verdadeiro convite à apreciação de tudo que o Theatro tem a nos oferecer.

Seu corpo artístico é constituído pela Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade de São Paulo, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, o Coral Lírico, o Coral Paulistano e as Escolas de Música e de Dança de São Paulo.

Por ocasião das comemorações de seu centenário, foi completamente restaurado e encontra-se em pleno funcionamento, oferecendo ao paulistano todo o luxo de uma casa de espetáculo tipicamente europeia.


Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n.º, Centro, São Paulo
Telefone: +55-11-3397-0300
E-mail: teatromunicipal@prefeitura.sp.gov.br
Site oficialhttp://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário